terça-feira, 23 de junho de 2009

GESTAR II - 2° ENCONTRO

GESTAR II – PASSOS – MG

2° Encontro 18 e 20 de maio de 2009
Formadora : Raquel Lemos Paim de Lima

“Se tens fé, cumpre saberes que tudo é possível àquele que a tem”

Para facilitar a participação das cursistas, o Gestar II em Passos será dado em dois momentos : segunda-feira das 13:00 às 17:00 e quarta-feira das 18:00 às 22:00 quinzenalmente e de turmas distintas.
Na abertura da reunião foi apresentada a mensagem “ O Segredo” e discutido a essência da mesma : O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não lutam.
Com o uso do Power Point foi apresentado o resumo com os pontos básicos do GUIA GERAL, já divididos em grupos as cursistas responderam a página 21 do mesmo, fazendo a leitura das páginas 22 a 25. As ideias foram socializadas e debatidas entre as cursistas.
Trazendo como referência aos gêneros textuais , o caderno TP3 foi introduzido. A professora formadora questionou sobre o conceito e classificação de gênero e tipologia textuais. Através da multimídia , vários gêneros textuais foram interpretados quanto a(s) tipologia(s) existente(s) em cada um deles.
Ficou claro, através de inferências que a interpretação é algo que está intrinsecamente ligado aos valores sociais, culturais, emocionais... Cabe a nós educadores orientarmos e fazermos abordagens por diversos ângulos de um mesmo texto.
As imagens das páginas 15 e 16 do TP3 foram interpretadas minuciosamente pelas cursistas, que logo após socializaram suas análises. Foi pedido às cursistas que escolhessem duas atividades da unidade 9 para serem aplicadas em sala de aula. A seguir um dos relatórios apresentados por uma das cursistas :

RELATÓRIO

TP3 – Unidade 9

Atividade 1 – pág. 17 e atividade 2 pág. 18

O conhecimento intuitivo de gêneros

Objetivo – identificar diferenças e semelhanças na organização de textos organizados em diversos contextos de uso linguístico.

Atividades realizadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha.

Os alunos se reuniram em grupos para observarem as 5 figuras. Houve a explicação de que a ideia de texto é bastante abrangente e que envolve tudo o que nos remete a uma informação. Através dos textos de linguagem não verbal, podemos formular ideias, conceitos, e isto é texto.
Como as salas são heterogêneas, há ali, alunos de diferentes classes sociais e por isso possuem visões diferentes acerca de trabalho.
A primeira figura foi facilmente caracterizada como trabalho; a segunda, como o homem está usando um notebook e tem uma bebida ao lado, a maioria achou que ele apenas digita uma mensagem e se diverte com isso, portanto, não considera trabalho. A terceira figura, a maioria também não considerou trabalho, achou que é apenas uma atividade comum de uma escola ou creche; já a figura dos jogadores, a maioria acha que é trabalho, aliás, o sonho dos meninos, ganharem muito dinheiro com o futebol e por fim, analisando a última figura, poucos acham que essa atividade seja trabalho, principalmente, porque não envolve dinheiro, salário.
Enfim , obtivemos um resultado muito bom, cada aluno pôde formular seus conceitos e refletir sobre as atividades de sua comunidade e que isso depende do seu conhecimento de mundo e da vivência de cada um.

Joana D’arc Silva dos Santos.
Professora da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha.


Oficina - Gestar II - Passos - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário