domingo, 31 de maio de 2009

Re-escrita de texto

Texto 9- TP3- Unidade 9

Os dois garotos correram até a entrada da casa. "Veja, eu disse a você que hoje era um dia bom para brincar aqui." Disse Eduardo. "Mamãe nunca está em casa na Quinta feira", ele acrescentou. Altos arbustos escondiam a entrada da casa; os meninos podiam correr no jardim extremamente bem cuidado. "Eu não sabia que sua casa era tão grande", disse Marcos. "É, mas ela está mais bonita agora, desde que meu pai mandou revestir com pedras esta parede lateral e colocou uma lareira". Havia portas na frente e atrás e uma porta lateral que levava à garagem, que estava vazia exceto pelas três bicicletas com marcha, guardadas aí. Eles entraram pela porta lateral; Eduardo explicou que ela ficava sempre aberta para suas irmãs mais novas entrarem e saírem sem dificuldade.
Marcos queria ver a casa, então Eduardo começou a mostrá-la pela sala de estar. Estava recém pintada, como o resto do primeiro andar. Eduardo ligou o som: o barulho preocupou Marcos. "Não se preocupe, a casa mais próxima está a meio quilômetro daqui" gritou Eduardo. Marcos se sentiu mais confortável ao observar que nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além do enorme jardim.
A sala de jantar, com toda a porcelana, prata e cristais, não era lugar para brincar: os garotos foram para a cozinha onde fizeram um lanche.
Eduardo disse que não era para usar o lavabo porque ele ficara úmido e mofado uma vez que o encanamento arrebentara.
“Aqui é onde meu pai guarda suas coleções de selo e moedas raras”, disse Eduardo enquanto eles davam uma olhada no escritório. Além do escritório, havia três quartos no andar superior da casa.
Eduardo mostrou a Marcos o closet de sua mãe cheio de roupas e o cofre trancado onde havia joias. O quarto de suas irmãs era tão bonito quanto o de seus pais, que estava revestido de mármore, mas para ele era a melhor coisa do mundo.
Extraído do livro Texto e Leitor - Angela Kleiman traduzido e adaptado de Pitchert, J. & Anderson R. Taking different perspectivives on a story ( Kato,1995 p.57)

Atividade 1 – A partir do texto acima, cada grupo deverá re-escrevê-lo com a função de:

1- vender;
2- comprar;
3- roubar;
4- tombar;
5- alugar.

OBJETIVOS:

• Deixar livre a re-escrita do texto pelo aluno, não lhe impondo tipo ou gênero a serem seguidos;
• Deixar que o aluno trabalhe com o texto de modo intuitivo até que ele consiga chegar ao sistematizado;
• Deixar que o aluno observe aspectos que diferenciam o seu texto dos colegas;
• Trabalhar com os alunos os vários tipos e gêneros textuais a partir de seus conhecimentos.



A nossa equipe ficou com o item 4: tombar. Eis o texto:

Decreto lei nº. 2303/2009

Pelo presente decreto-lei nº. 2303/2009, fica estabelecido que o imóvel residencial situado na rua Judas Perdeu as Botas, nº. 0, no bairro Terra do Nunca, nesta cidade, tornando-se patrimônio público municipal, devido às suas características arquitetônicas e históricas que retratam a gênese deste município.
Ficam tombados também todos os objetos, móveis e utensílios nela contidos, os quais foram doados pela família do Sr. Comendador Capitão Gancho.
Institucionaliza-se, nesta data, o funcionamento, no local supracitado, do Museu Municipal Peter Pan Sininho da Silva.
Faz de Conta, 24 de março de 2009

Walt Disney
Prefeito Municipal


Equipe:
Érica, Sara, Raquel, Maria Regina, Nereida, Nilton

Nenhum comentário:

Postar um comentário