sexta-feira, 5 de junho de 2009

atividades realizadas no encontro

Atividade 3,
Transformar o texto A pesca de Afonso Romano de Santana para construir um texto narrativo, dissertativo, injuntivo e/ou descritivo. Nosso grupo foi composto por Lilian Silva Sales, Rosângela Arlinda Estanislau, Vanessa Maria Evangelista, Fabiana de Oliveira Gomes Assis, Solange Sabino Palazzi e estilo que trabalhamos foi o descritivo. O resultado ficou assim:
A PESCA
O céu estava azul anil. O anzol foi preparado pacientemente. A Agulha mergulha verticalmente na água. De repente a linha se coloca em riste, veio a espuma, o peixe balança no ar, estabanado. O anzol, como uma âncora lhe rasga a garganta. O peixe , antes aquelíneo, ágil, claro, é jogado no areia e brilha ao sol.
----------------------------------------------------------------
Atividade 4
A professora solicitou que, em grupo, fizéssemos duas questões que remetesse as diversas dimensões de um texto a partir do texto da TP4 Unidade 15. O nosso grupo (Lilian Silva Sales, Rosângela Arlinda Estanislau, Vanessa Maria Evangelista, Fabiana de Oliveira Gomes Assis, Solange Sabino Palazzi e Antônio Calazans da Silva )trabalhou a intertextual . As questões elaboradas foram:
- Que tipo de afirmação social é colocaa pelo texto e reforçada na citação de José Murilo de Carvalho?
- O texto e as ilustrações remetem a uma obra literária, naturalista, muito notória no período. Que autor é este? Qual a obra? Esclareça sobre o contexto.
----------------------------------------------------
Atividade 5

Tema: Registro de Memória
Grupo: Lilian Silva Sales, Rosângela Arlinda Estanislau, Vanessa Maria Evangelista, Fabiana de Oliveira Gomes Assis, Solange Sabino Palazzi e Antônio Calazans da Silva, Eliana Alves de Souza.
Objetivos:
- Discutir a relação entre linguagem oral e escrita, a importância do registro para cultura e memória de um p0vo e produção de texto.
- Sondagem do conhecimento prévio dos alunos sobre a história da comunidade e delimitação do universo a ser estudado.
- Fortalecer o trabalhar em grupo.
- Identificar o Gênero Memória, como é produzido e sua função social
- Promover a Interdisciplinaridade
Série: 9ª Ano
Carga horária: Aproximadamente 10 aulas
Metodologia
- Incentivação com o filme
- Tempestade de idéia
-Sistematização de conhecimentos
Ações
Exibição do Filme
Tempestade de Idéias
Distribuição dos temas
Definição da pesquisa
Fechamento
Discussão dos dados coletados e construção de um texto por grupo e depois coletivo
Socialização
Avaliação
- Analise da pesquisa e do texto produzido pelos alunos
- Participação nos trabalhos em grupo
Recursos
Filme
Multimídia
Cartolina, folhas, canetas, pincéis, transparência, etc
Bibligrafia sobre gêneros textuais
---------------------------------------------------------------------
Atividade 6
Escreva um texto empregando as palavras:
MUXUGANGO, HERMENEUTA, VITUPERADO, DEFENESTRAÇÃO, PERFUNCTÓRIO, FALÁCIA, IGNÓBIL, SIBILINO, UXORICÍDIO, APOPLEXIA
Nosso(Lilian Silva Sales, Rosângela Arlinda Estanislau, Vanessa Maria Evangelista, Fabiana de Oliveira Gomes Assis, Solange Sabino Palazzi e Antônio Calazans da Silva, Eliana Alves de Souza) texto ficou assim:

Um hermeneuta saia todos os dias da repartição pública e se dirigia a perfunctório. Só saia de lá quando estava bastante muxuango. Meio vituperado, andava pelas ruas em total defenestração.
Certa noite, quando chegou na porta de sua casa, pegou o sibilino e tentou abrir a porta. Nesta tarefa ignóbil perdeu muito tempo, quando apareceu um amigo para ajudá-lo
Prontamente o hermeneuta lhe entregou o sibilino; o amigo então perguntou, com grande falácia:
- Onde está o uxoricídio, sem ele não podemos abrir a porta.
Em estado de apoplexia o hermeneuta respondeu:
- Hiiiiiiiiii, fumei ele!
---------------------------------------------
Atividade 7
Utilizando as seguintes informações: homem, 40 anos, é encontrado morto, por um vigia noturno da construção civil, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Aparentemente não houve violência e não há causa aparente de morte; construa um texto a partir de marcas que caracterizam o estilo de pessoas famosas
Nossa Construção ficou assim:
Estilo Tirica
Oh gente, vou conta pro cês! Vinha andando pela rua, bem tranqüilo cantando: Florentina, Florentina, Florentina de Jesus, não sei se tu me amas, porque tu me seduz? Ai, vi o corpo de home – 40 anos mais ou menos – oh gente abestada, me informaram que não havia sinal de violência e que ele foi encontrado pelo vigia da construção .
Como eu não posso fazer nada..., saí cantando: Florentina, Florentina...

Estilo Lula
Companheiros e Companheiras
Hoje aconteceu um fato que afeta nossa categoria. O colega, vigilante da construção civil, em seu trabalho noturno, aliás ele já está recebendo o adicional noturno, encontrou o corpo de um companheiro, morto, na lagoa Rodrigo de Freitas. O sindicato mandou fazer uma sindicância. Quem der falta de um colega de mais ou menos 40 anos, pode nos informar. A verdade será apurada e os culpados serão punidos, doa a quem doer.

2 comentários:

  1. Que legal, galera de Estrada Real! Muitas coisas já estão acontecendo! Valeu! por aqui, no Gestar Tramandaí também estamos empolgadas e já realizamos oficinas bem produtivas!Bom trabalho para todos!

    ResponderExcluir
  2. Ampliando a discussão sobre a relação entre linguagem oral e escrita, a importância do registro para a cultura e memória de um povo, produzi o livro: Contoa, causos e cousas de Minas, no qual pude registrar as tradições deste Estado que estava se perdendo no apagar de sua memória. quem se interessar é´só solicitar o volume peloe-mail: obra. calazans@yahoo.com. br.

    ResponderExcluir