domingo, 6 de setembro de 2009

Atividade 9 TP1

A Língua e suas diversidades.

A Língua falada por um ou vários países é denominada língua mãe e, quando usamos essa expressão passamos a ideia de que a língua materna é única e estática, mas vimos que os falantes dão vida e modificam a maneira de fazer a colocações que constroem as variações linguísticas. Essa diversidade consequentemente criou o falar regional(sotaque), sinônimo, gíria, estrangeirismo, neologismnoentre outros.
A língua portuguesa é rica e dinâmica apresentando sempre variadas mudanças linguísticas e valorizando a cultura nascida da comunidade falante(região).
Segundo a citação da formadora Andréa Cambraia, GestarII,que faz referência a fala do Chico Bento, personagem de Maurício de Sousa em uma tira denominada "Orador" e da fala do escritor José Saramago no documentário" Língua, vidas em Português",a Língua se caracteriza pela função que exerce no meio em que é usada.
"Não se importe em comer quiabo
Valorize a ocasião
Nossa Língua merece destaque
Não a despreze, não!
Seja Chico ou Saramago
O entendimento é o alvo
E a Língua a razão!"
A compreensão do processo da fala e o caráter dinâmico da língua revela constante evolução da sociedade e sua cultura que dependem das experiências de vida do indivíduo e de seu grupo ocorridos em determinada época e lugar.


Formadoras:Andréa Aparecida Cambraia
Lucimar Barbosa Silva
Simone Kátia da Silveira Gomes
Maria Estela dos Santos Ferraz
Terezinha Aparecida de Araújo Costa
Neusa Maria Machado Pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário